
1. Tema: Diversidade Cultural na Escola
Título: Conhecimento e valorização das diferenças.
2. Objetivo Geral: Conhecer para valorizar e respeitar nossa cultura e as culturas de diferentes regiões do país.
3. Objetivos Específicos:
Pesquisar as diferentes culturas regionais do Brasil.
Conhecer diferentes formas de lidar com a diversidade.
4. Estratégias por segmento:
Ensino Médio => tema nas disciplinas de filsofia e sociologia...
como será trabalhado?
Fazendo a abordagem teórica em sites da internet (MEC, sites afins) e em livros, revistas, jornais e filmes que tratem do tema.
Quais os temas que serão trabalhados nos anos abaixo em sua disciplina?
1º ano: A alteridade como uma finalidade ética
2º ano: A globalização e a diversidade cultural
3º ano: ...
5. Habilidades a serem desenvolvidas: ( quais as que você irá trabalhar?)
1. A percepção da existência como relação intersubjetiva (filosofia)...
2. A intersubjetividade como uma escolha responsável (filosofia)...
3. O que é a globalização
4. A diversidade cultural num mundo globalizado
6. Competências a serem adquiridas: ( quais?)
1. Capacidade para compreender a vida sempre em contexto relacional...
2.Compreensão de que as relações, tendo em vista a finalidade do bem, são escolhas responsáveis;
3.Elaboração de prioridades frente às múltiplas opções do mundo globalizado...
4.Compreensão de que o respeito e preservação da cultura local é essencial para a sobrevivência das raças.
7. Avaliação: ( como será realizada essa avaliação do projeto em sua disciplina e através de que instrumentos?)
Criação de um blog para publicar artigos ligados a diversidade cultural; Enquetes sobre o conhecimento (contato) e as preferências culturais dos alunos; Divulgação de projetos culturais aprovados ou que tramitam no parlamento brasileiro etc.
8. Resultado: ( qual o resultado ou resultados que você esperar alcançar na culminância do projeto?)
Por conta da própria finalidade das disciplinas de filosofia e sociologia, espero que após as pesquisas os alunos tenham pelo menos referências para assumirem uma postura crítica frente a degradação cultural que vivemos por conta da globalização e a sensível-responsabilidade para perceber o outro sempre numa postura dialógica e sem preconceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário